7 de julho de 2019

Mosaico em João Pessoa

Mosaico

Publiquei esse post originalmente em meu site hospedado em um servidor conhecido aqui no Brasil mas decidi sair de lá porque era muito complicado atualizar. Testei outros serviços mas todos iguais. Atualmente estou testando outro serviço muito bom e grátis até eu escolher um plano pago que pretendo fazer isso logo que conheça bem toda a dinâmica de hospedagem. Você pode ver artigo completo aqui.

O artigo mostra uma pequena coletânea de mosaicos espalhados por alguns pontos da Cidade de João Pessoa, Paraíba – BR. Há alguns anos eu comecei a me interessar pela arte do mosaico vendo esses trabalhos e sentindo a tendência local para a produção obras de arte nessa técnica. Comecei então a pesquisar a história do mosaico desde sua origem e suas técnicas.

Aqui no Blogger pretendo mostrar meus esboços de futuros trabalhos e de peças minhas confeccionadas em várias técnicas por meio de imagens e descrições. 

A foto desse azulejo instalado do Pátio do Centro Cultural São Francis foi feita alguns anos antes com um celular comum. A ideia é restaurar o azulejo e sua instalação em um editor gráfico e em seguida criar a peça em mosaico no tamanho A Zero. A obra em mosaico pronta terá aproximadamente 80 de largura por 120 altura. 

A peças não serão réplicas mas inspiradas nos monumentos e construções do acervo histórico da cidade nessa série. Nas edições da imagens tentarei manter sempre uma relação com a obra original mas não será uma restauração e sim uma nova obra em mosaico dos azulejos em preocupante estado de conservação. Minha intenção é preservar a lembrança e divulgar esses monumentos arquitetônicos em estilo Barroco que apresentem azulejos portugueses em suas construções. 

Como você verá no posto original em meu site, há outros mosaicos na cidade que também estão relacionados à história da cidade. Em seguida, farei também uma série sobre esses mosaicos e recriarei aqueles que mais ameaçados estiverem ou que tenham uma ligação mais visível com a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário